Conselho Deliberativo do SINTE se reúne sem encaminhar encontro de ACTs

Conselho Deliberativo do SINTE se reúne sem encaminhar encontro de ACTs

Mais uma vez as reivindicações dos trabalhadores ACTs é colocada de lado pela direção estadual do SINTE-SC. O Conselho Deliberativo do SINTE se reuniu em Lages, dia 19/11, e encaminhou o Plano de Lutas e a Agenda para o primeiro semestre de 2023. Porém, a importante deliberação por um Encontro de ACTs não foi encaminhada.

O Encontro de ACTs já foi proposto e aprovado pela base da categoria na Assembleia Geral do SINTE no início de 2022, em 16 de março. Passado um ano inteiro, a direção do SINTE segue sem encaminhar a deliberação sobre a realização do Encontro.

Vemos que a dificuldade das direções não é a de realizar encontros, já que o Encontro de trabalhadores aposentados foi aprovado e ocorrerá em 8 a 10 de março de 2023. O problema, nos parece, é em fazer um encontro para os trabalhadores ACTs.

Suspeitamos que há, por parte dessa tradicional burocracia sindical que dirige o SINTE há mais de 15 anos, um certo medo dos trabalhadores ACTs. Isso porque estes trabalhadores apresentam um perfil mais jovem, de recém-formados, que já encontram uma condição de trabalho bastante precarizada e possuem disposição para a luta. Esta burocracia sindical tem medo que o Sindicato seja uma ferramenta de luta de toda a categoria e busca evitar a efetiva participação das bases no Sindicato.

Os trabalhadores ACTs constituem mais de 60% da categoria em sala de aula, ao mesmo tempo em que são a minoria de filiados ao Sindicato. Isso significa que sem os ACTs não existe luta sindical efetiva. Assim, é fundamental que os ACTs se organizem, e o Encontro é uma importante etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *