[Cine-debate] O golpe, a juventude negra e a periferia

No dia 08 de julho (sexta) deste ano, no CBB (UFSC) realizamos um cine-debate com o tema O GOLPE, A JUVENTUDE NEGRA E A PERIFERIA, onde foram exibidos os documentários: Na maré da Copa e 2016 Olympics- What Rio doesn’t want the world to see.

Na Mare da Cópa registra o cotidiano dos moradores da comunidade da Maré entre a paixão pelo futebol e as consequências das políticas públicas para realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em particular, na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, ocupada pelas Forças Armadas entre abril de 2014 a junho de 2015. As imagens cobrem a decoração anti-copa realizada por moradores na Nova Holanda, os dias de jogos no Parque União, Nova Holanda, Baixa do Sapateiro, Pinheiro, Vila do João, Maclaren e Morro do Timbau e o ato contra a final da Copa da Fifa, na Praça Sans Peña, em 13 de julho de 2014, com participação de moradores da Maré.

2016 Olympics – What Rio doesn’t want the world to see: Os Jogos Olímpicos de 2016 estão previstas para começar em pouco mais de um mês no Rio de Janeiro. Como a cidade se prepara para receber um influxo de visitantes internacionais , é a construção de novos sistemas de infra-estrutura e transporte para acomodar o aumento . Mas a cidade também está passando por um outro grande projeto: esconderijo e remoção de pessoas pobres do ponto de vista dos espectadores estrangeiros.

O Cine-Debate contou com a participação de aproximadamente 23 participantes totalizando 45 minutos: já estava 5 a 0 para os alemães…rs.

Com um total aproximado de 2 horas e meia de atividade, o debate fluiu bem e próspero, onde as pessoas expuseram suas percepções sobre os documentários, fazendo uma ponte com a situação das periferias em nossa região. Viu-se realmente a necessidade de coletivos totalmente independentes que abordem as situações do povo oprimido sem economizar críticas às classes dos de cima, seja qual for. E que esteja do lado daqueles que não se calam frente à uma paz e democracia falsas, principalmente no meio acadêmico, um local acomodado e tão distante dos verdadeiros problemas do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *