20mil professores ACTs de SC iniciam o ano letivo sem salário

20mil professores ACTs de SC iniciam o ano letivo sem salário

Mais um ano letivo começa, e mais uma vez os professores ACTs começam o ano trabalhando sem salário. Não apenas em janeiro e fevereiro – já que todo ACT é “demitido” em dezembro -, mas também em março, quando já trabalhou pelo menos um mês.

Tem condição de se viver recebendo um salário em dezembro e o próximo somente em março?!? Não! Não tem condição. Mas, neste início de ano, pelo menos 20 mil professores ACTs estão trabalhando sem salário!

O atraso ou não pagamento do salário para os ACTs infelizmente não é uma novidade. Então, por que todo ano acontece atraso? Se essa situação já acontece há anos, por que ainda não foram tomadas providências para diminuir o prejuízo para os trabalhadores?

Porque os políticos da ALESC e os burocratas da SED que recebem seus salários em dia não se importam com as nossas contas atrasadas.

Já o sindicato oficial, o SINTE, que deveria responder à categoria, nem fala com sua base. Nenhum denúncia sobre essa situação foi divulgada nas páginas do SINTE. Vieira, o coordenador estadual só se manifestou quando foi procurado pela grande mídia (que parece mais interessada do que ele na realidade do professorado). Aliás, será que o salário do Vieira e sua turma também atrasa?

Em sua entrevista ao NSC, Vieira diz: “Houve sim um atraso nas contratações e na inserção desses contratos no sistema. Temos dialogado com a Secretaria de Educação TODO ANO para que evite esse problema de atraso de pagamento principalmente dos temporários, que necessitam do salário para suas despesas básicas, como aluguel, luz e água”[1]

Todo ano pagamos EM DIA a contribuição financeira para um sindicato que diz que dialoga com a SED, mas nunca com a base. Todo ano a SED nos enrola… E todo ano não fazemos nada a respeito além de perturbar as AEs perguntando sobre a tal “folha suplementar”.  E seguimos pagando pra trabalhar, e atrasando nossas contas e pagando juros nos boletos e cartões.

Não dá mais! Essa situação é degradante!

E é por isso que nós do SIGA-SC convidamos a todos os trbalhadores e trabalhadoras da educação para construir um sindicalismo de luta, combativo e revolucionário. Defendemos a campanha pelo fim do regime ACT em massa, efetivação já dos trabalhadores da educação! Que o ACT seja, de fato, um regime para cobrir afastamentos. Não se defende valorização do magistério ou da educação sem a defesa dos direitos do ACT!

PAGAR PARA TRABALHAR É UM ABSURDO!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

PELO FIM DO REGIME ACT EM MASSA, EFETIVAÇÃO JÁ!


[1] https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/professores-acts-de-sc-estao-com-salarios-atrasados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *