Fundo de Apoio Mútuo entre trabalhadores da educação

Fundo de Apoio Mútuo entre trabalhadores da educação

Seção de Trabalhadores da Educação

Durante a pandemia, os trabalhadores da educação estão sofrendo mais do que nunca com as suspensões de contrato, demissões e falta de vagas, tanto nas instituições públicas quanto privadas. Os governos e patrões lavam as mãos, os auxílios emergenciais não chegam a todos que precisam e, assim, quem paga o preço da tragédia somos nós e nossas famílias.

Por isso, precisamos estar unidos e solidários entre nós. Como alternativa para enfrentar esse terrível momento social e econômico, o Sindicato Geral Autônomo de Santa Catarina (SIGA-SC) propõe o FUNDO DE APOIO MÚTUO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO.

O QUE É?

O Fundo de Apoio Mútuo é um fundo econômico que tem o objetivo de prestar assistência aos trabalhadores da educação em caso de necessidade. Não é uma poupança, não é pirâmide, não é empréstimo e não é caridade! É solidariedade entre iguais! Todos os participantes contribuem e quando alguém precisar de ajuda com contas básicas e gastos essenciais, pode contar com a ajuda dos demais.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer trabalhador da educação, ou seja, professoras, TAEs, secretárias, orientadoras, supervisoras, auxiliares, cozinheiras, faxineiras, vigilantes de escolas, institutos, faculdades e universidades. Não importa se trabalha na rede pública ou particular. Não importa se é efetivo, temporário, aposentado ou terceirizado. Não importa se é sindicalizado ou não. Se você trabalha na educação, já passou, passa ou sabe que pode passar algum tipo de dificuldade econômica e social, sua participação é bem vinda.

COMO FUNCIONA?

Todos os participantes contribuem mensalmente com um pequeno valor, conforme puder. Também serão feitas arrecadações para obter recursos complementares. Quando você não puder pagar seu aluguel, uma conta de luz, de água ou comprar alimentos e remédios, basta apresentar um pedido ao Fundo e nós tentaremos suprir essa necessidade. Esses recursos serão administrados por um Grupo Gestor eleito pelos próprios participantes. Haverá prestação de contas periodicamente para garantir a democracia, a transparência e o controle de nós por nós mesmos.

Para entender melhor, acesse o Regimento Provisório neste link.

COMO FAZER PARTE?

Entre os dias 13 de julho e 15 de agosto, haverá o período de pré-cadastramento. Os interessados devem preencher o pré-cadastro neste link e aguardar nosso contato com maiores informações. A partir de 16 de agosto, iniciaremos o cadastro dos trabalhadores e realizaremos uma reunião com a participação de todos para esclarecer dúvidas e organizar as atividades.

ALGUMA DÚVIDA?

Escreva pra gente:
E-mail: siga.sc@protonmail.com
WhatsApp: (44) 98413-1493


🏴🚩 Sindicato Geral Autônomo – SC
E-mail: siga.sc@protonmail.com
Wpp: (44) 98413-1493

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *